Localizada no extremo sul do continente africano, a África do Sul é um país de pluralidades. Desde o clima e a vegetação até a descendência da população e as línguas faladas no país, a diversidade está presente.

africa-do-sul

A África do Sul, com uma extensão territorial de 1 219 912 km², possui uma paisagem sortida. Na parte ocidental, há planaltos formados por desertos e savanas. O sul é marcado pela presença de cordilheiras, e o leste, por sua vez, possui a maior cadeia montanhosa da África meridional, conhecida como Drakensberg.

drakensberg-escarpment-2013-6

O clima é, em geral, tropical, sendo que o país possui uma grande variedade de zonas climáticas. A variação da altitude resulta na incidência de temperaturas contrastantes. Na cidade de Sutherland, por exemplo, as temperaturas no inverno podem alcançar -15°C. Já no interior do país, durante o verão, são registradas as temperaturas mais elevadas, tendo chegado a 51,7°C no Cabo do Norte Kalahari.

A variedade de espécies faz com que a África do Sul seja considerada o sexto país mais diverso do mundo, na lista de países megadiversos, segundo o Centro de Monitorização de Conservação Ambiental, da agência das Nações Unidas. O país é rico especialmente em espécies de plantas, sendo que o bioma predominante é a pradaria.

africa-do-sul-pontos-turisticos

A população do país está em torno de cinquenta milhões de pessoas e a maioria delas possui diferentes origens, culturas, línguas e religiões. Isso se deve ao fato do país ter sido colonizado por holandeses e ingleses a partir de 1652 e de receber um grande número de imigrantes, refugiados e requerentes de asilo, vindos, principalmente, de outros países do continente africano.

538c69ac1eaaf

Existem onze línguas oficiais. Apesar de o inglês ser a língua do comércio e da ciência na África do Sul, apenas 8,2% dos habitantes se comunicam em inglês, segundo estimativa do censo Statistics South Africa, de 2001.

O país possui três capitais: Cidade do Cabo, que é a capital legislativa; Pretória, capital administrativa; e Bloemfontein, capital judiciária. O governo é um Sistema Parlamentar, em que o presidente é chefe de estado e também chefe de governo. Ele é eleito numa sessão conjunta do Parlamento Bicameral, composto pelo Conselho Nacional de Províncias (câmara alta) e Assembleia Nacional (câmara baixa). As eleições são realizadas a cada 5 anos.

A África do Sul é um importante local de ecoturismo, recebendo, mensalmente, milhares de turistas do mundo todo. A ideia é que essas pessoas realizem um turismo sustentável, como safáris fotográficos, e não atividades que causem impacto negativo ao meio ambiente, como a caça, por exemplo.

safari-africano-8

O país é marcado pelo triste regime chamado Apartheid, que durou 44 anos e acabou, definitivamente, em 1994. Esse regime de segregação racial, comandado por uma minoria branca do país, era legalmente legitimado e proibia, entre outras coisas, que os negros votassem e se casassem com brancos, além de delimitar zonas residenciais segregadas em que os negros deveriam morar.

1387470281281387001387470281

Atualmente, o país vive tempos melhores e conta com um povo simpático e acolhedor. O baixo custo de vida e a variedade de atividades turísticas ligadas às belas paisagens torna a África do Sul um excelente lugar para quem quer fazer intercâmbio e melhorar o inglês também.

Você escolheria a África do Sul como seu próximo destino? 🙂

%d blogueiros gostam disto: