Conheça a diferença entre TOEFL, IELTS, TOEIC e Cambridge Tests

Publicado em 9 de janeiro de 2017


db_file_img_2745_autoxauto

Pretende fazer um teste de proficiência, mas não sabe exatamente qual deve realizar? Os alunos que pretendem estudar ou trabalhar no exterior devem enfrentar um exame específico para mensurar seu nível de inglês. Por isso, é essencial entender a diferença entre cada um deles. Entenda agora a diferença entre TOEFL, IELTS, TOEIC e os exames de Cambridge!

 TOEFL

Test of English as a Foreign Language

Esse teste, criado em 1963 e administrado pela Educational Testing Service (de New Jersey), avalia a capacidade de entendimento e utilização da língua inglesa em um contexto acadêmico. Sua principal finalidade é verificar a proficiência de estrangeiros candidatos a algum curso universitário nos EUA e Canadá.

TOEIC

Test of English for International Communication

Suas questões são direcionadas a avaliar se o candidato possui a aptidão necessária para ocupar determinados cargos no mercado de trabalho. Desse modo, esse teste, que também nasceu e é mantido por uma organização nos EUA, averigua se o participante consegue utilizar o inglês em reuniões, viagens, conversas telefônicas e apresentações, por exemplo.

IELTS

International English Language Testing System

O exame britânico é predominante no Reino Unido, Austrália, Canadá e Nova Zelândia, mas também é aceito por diversas universidades nos EUA. Seu objetivo é testar o candidato em quatro habilidades: listening (interpretação oral), reading (interpretação de texto), writing (escrita de redação) e speaking (conversação). O IELTS é bastante realizado por estudantes à procura de vagas em universidades e profissionais em busca de uma colocação no mercado de trabalho.

Cambridge Tests

O Cambridge ESOL – departamento da Universidade de Cambridge – produz a série de cinco testes:

KET (Key English Test) – nível básico
PET (Preliminary English Test) – nível intermediário
FCE (First Certificate in English) – nível pós-intermediário
CAE (Certificate in Advanced English) – nível avançado
CPE (Certificate of Proficiency in English) – nível proficiente

Esses testes são bastante procurados por quem deseja comprovar proficiência em inglês voltada a viagens, estudos e mercado de trabalho. Os exames são focados nas áreas de  listening (interpretação oral), reading (interpretação de texto), writing (escrita de redação) e speaking (conversação) e, em alguns casos, de use of English (uso da língua inglesa). Os Cambridge Tests são reconhecidos por diversas empresas, universidades e governos.

Vale lembrar que o Challenge é Centro Oficial de Preparação para as Provas de Cambridge e, por isso, contém materiais e professores habilitados a preparar os alunos para os exames. Além disso, também contamos com uma forte preparação para exames como TOEFL, TOEIC e IELTS, dependendo da necessidade do aluno. Entre em contato com a gente!


Comentários