person-woman-park-music

A música pode promover equilíbrio, sensação de bem­-estar e prazer e até mesmo facilitar a concentração. Além disso tudo, ainda é capaz de auxiliar no processo de aprendizagem e aquisição de uma nova língua.

Segundo o site Brasil Escola, pesquisadores alemães estimam que pessoas que analisam tons musicais têm uma área do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho com música. Um bom motivo para ligar o som, certo?

Em homenagem ao Dia do Músico, comemorado em 22 de novembro, resolvemos te dar sete motivos para estudar inglês ouvindo música. Aprender nunca foi tão fácil – e divertido!

1.­ Vocabulário mais rico

Alguém discorda de que ouvir música é uma oportunidade de conhecer novas palavras? Toda vez que você se depara com uma canção, há diversos termos de que talvez você nunca tenha ouvido falar e, por isso, é bom anotá-­los e traduzir depois.

2. Prática do listening

Treinar é a palavra­chave aqui! Sua capacidade de compreensão auditiva pode aumentar ­ e muito! ­ ao ouvir canções de artistas que você gosta. Além disso, é ótimo aprender com falantes nativos devido à grande variedade de sotaques e dialetos.

3. Mais que traduzir, é preciso interpretar

A atividade de transcrever uma letra de música do inglês para o português faz com que você perceba que algumas palavras não podem ser traduzidas literalmente. Elas devem ser interpretadas. Há termos que, unidos, significam algo totalmente diferente ou que formam uma expressão típica da língua. Um exemplo é a frase “It’s raining cats and dogs”. A tradução literal é “Está chovendo gatos e cachorros”, mas, na verdade, significa: “Está chovendo muito”. Percebeu a diferença?

4.­ Pronúncia

Tem gente que não gosta de estudar fonética, mas, com músicas, é mais fácil de compreender a pronúncia de falantes nativos. Só que é bom avisar: eles não estão sempre certos, ok? Se quiser saber mais sobre a pronúncia, dê uma olhadinha em um dicionário online como o de Oxford.

 

5­. Reading afiado

Conferir as letras das suas músicas favoritas é um exercício ótimo para melhorar sua habilidade de reading, sabia? Você pode abrir as lyrics no computador e traduzi­-las (e interpretá-­las como falamos antes!). Tem quem prefira, inclusive, imprimir e reescrever tudinho. Vale tudo!

6.­ Associação = memorização

Lembrar de vocabulário é um problema para você? As músicas te ajudam! Muita gente acredita que a associação de palavras com letras de canções faz com que você as memorize com muito mais facilidade. Por exemplo, a música “With a little help from my friends”, dos Beatles, pode ajudar você a compreender as if clauses ­e nunca mais esquecer! “What would you think if I sang out of tune?”

7­. Divirta-­se!

Quando estudar se torna um processo prazeroso, tudo fica mais tranquilo e fácil, não é mesmo? Por isso, treinar o inglês com músicas é perfeito para deixar você mais relaxado e com vontade de aprender. Existem dezenas de motivos para aprender ouvindo suas canções preferidas. Em casa, música + estudo de inglês está liberado!

Qual o seu estilo de música favorito? Conta pra gente!

%d blogueiros gostam disto: