paises

Até o século passado, a Irlanda e Irlanda do Norte eram o mesmo país. Porém, após alguns conflitos devido a questões religiosas, políticas e econômicas, os dois se tornaram países independentes. Entenda o que aconteceu:

A Irlanda e a Irlanda do Norte foram palco de grandes guerras separatistas devido a questões políticas, econômicas e religiosas. Segundo a Revista Mundo Estranho, a disputa se originou no século XII. Na época, o monarca inglês Henrique II tentou anexar a ilha da Irlanda ao seu reinado e, embora os irlandeses tenham resistido a isso, os britânicos começaram a se mudar para o país.

Além da disputa política, havia também a relação religiosa: os recém-chegados no país eram majoritariamente protestantes, enquanto os irlandeses seguiam o catolicismo. Como havia, assim, dois grupos de interesses opostos, os imigrantes britânicos decidiram se concentrar na região ao norte chamada Ulster para evitar conflitos.

O clima de hostilidade durou até o século passado, em 1920, quando o parlamento inglês criou duas regiões com autogoverno limitado na ilha: a de Ulster, ou Irlanda do Norte, com predomínio britânico e de protestantes, e a dos condados restantes, a Irlanda, com maior católica.

Dois anos depois, a soberania da Irlanda aumentou, o que fez com que ela se tornasse ainda mais independente da Inglaterra. Foi aí que começaram a acirrar as guerrilhas com grupos armados de ambos os lados, como o IRA (Exército Republicano Irlandês) e os movimentos unionistas.

Após uma série de atentados, em 1949, foi concedida autonomia ao território da Irlanda do Norte.  Mesmo assim, as disputas não finalizaram e, em 1972, ocorreu o mais famoso episódio de conflito: o “domingo sangrento”, cantado pelo U2 (Sunday Bloody Sunday).

Nessa ocasião, em 30 de janeiro, os soldados britânicos mataram 14 católicos que faziam parte de uma manifestação na cidade de Derry, na Irlanda do Norte.

Toda essa violência fez com que houvesse uma necessidade de um Tratado de Paz, assinado em 1994 por ambos os lados. Embora ainda exista um clima hostil entre os dois países, acredita-se que tenha diminuído consideravelmente.

Atualmente, os dois possuem bandeiras, hinos, sistema político e econômico diferentes. A capital da Irlanda do Norte é Belfast, enquanto a da Irlanda é Dublin.

 

%d blogueiros gostam disto: