dublin_streets_rising_1920x1080-660x448

O ano de 1916 foi marcante para a história irlandesa. Entre os dias 24 e 30 de abril daquele ano, ocorreu a conhecida Revolta da Páscoa, guerrilha que levou a Irlanda à independência seis anos depois. Na ocasião, a Irlanda se revoltou contra o domínio britânico e iniciou uma sangrenta rebelião.

No entanto, após seis dias de combate, a batalha cessou e foi criado um documento, assinado por sete intelectuais e sindicalistas, que proclamava a República da Irlanda. Embora pouco reconhecido internacionalmente, isso fez com que o republicanismo tivesse ainda mais força no país e que movimentos seguintes conquistassem a desejada liberdade irlandesa. Inclusive, o neto de Eamon de Valera, um dos participantes da rebelião, disse que o levante “deu às pessoas a coragem de acreditar que poderíamos aspirar a completar a independência”, que ocorreu de fato em 1922.

Neste ano, o Governo Irlandês organizou um desfile de 4,4km para percorrer a capital diante de centenas de milhares de espectadores. Cerca de 4 mil militares, policiais e membros de serviços de resgate participaram do evento.  O primeiro-ministro Enda Kenny afirmou: “É importante homenagear, neste ano do centenário, a todos aqueles que perderam suas vidas durante (a revolta) de Páscoa de 1916”.

Além disso, foi criado um programa nacional e internacional de eventos para comemorar o 100° aniversário da Revolta. A “Ireland 2016” é uma iniciativa que abrange sete temas principais com um amplo calendário de eventos: ceremonial, historical, cultural, gaeilge, youth, community participation, global.

Visitar o país neste ano pode ser uma boa ideia!

517774358

Fontes: G1 e E-Dublin.

%d blogueiros gostam disto: