desempenho_futebol

Você já quis saber o porquê dos americanos usarem a palavra soccer para futebol com os pés, o nosso futebol, e football para um jogo com as mãos?

Aproveitando o clima olímpico e a medalha de ouro do Brasil no futebol –  ou, segundo os americanos, soccer -, vamos entender os motivos da escolha das palavras para nomear um mesmo esporte.

England_Vs_Scotland_Rugby_Football_Match_1

A palavra football foi usada pelos ingleses, a partir do século XIX,  para se referir ao futebol como o conhecemos. Mais tarde, também na Inglaterra, surge a modalidade do esporte com a mão, que foi então nomeado de rugby football. Sendo assim, para diferenciar um futebol do outro, o futebol com os pés passou a ser Association Football, enquanto o jogo com as mãos, chamou-se de Rugby Football.

Com o tempo, os jovens encurtaram os nomes e começaram a usar os termos assoccer e rugger. A palavra assoccer ganhou ainda mais uma simplificação, tempos depois, e passou a ser soccer.

E foi o futebol que ganhou fama na Inglaterra e passou a ser chamado apenas de football. Os ingleses se espalharam pelo mundo e levaram o esporte para todos os cantos usando esse nome.

Nos Estados Unidos, ao contrário, foi o rugby que ganhou força e que, portanto, conservou o nome de football. Para poder diferenciar os esportes, os americanos então adotaram a palavra soccer para se referir ao futebol.

American-Football

Além dos Estados Unidos, países como Canadá,  Austrália,  Nova Zelândia e África do Sul usam a palavra soccer.

 

Fonte: Veja 

%d blogueiros gostam disto: