writing

Quer saber como ir melhor no curso de inglês, colégio ou faculdade? Escreva à mão durante a aula. Uma pesquisa publicada pela revista científica “Trends in neuroscience and education” revelou o que ocorre no cérebro de crianças que estão começando a ler. Meninos e meninas, entre quatro e cinco anos, foram divididos em três grupos. O primeiro aprendia a escrever letras de forma manualmente; o segundo traçava em cima de uma linha pontilhada; e o terceiro identificava a letra em um teclado de computador. Por meio de uma ressonância, foi possível perceber que a atividade cerebral das crianças do primeiro grupo foi a maior. Para os autores, as conclusões do estudo reforçam a ideia de que a escrita tradicional ajuda no desenvolvimento mental infantil.

Outro artigo, da revista “Psychological Science”, revelou que os universitários que anotavam de forma manual os conteúdos expostos em aula fixavam mais a matéria do que aqueles que não escreviam ou utilizavam laptops.

Por ser uma tarefa cognitiva complexa, a escrita manual faz com que neurônios de áreas como as responsáveis pela ação motora, pela linguagem e pelo raciocínio sejam ativadas. Escrever à mão demonstra, assim, ser uma ginástica mental eficiente que ainda auxilia no aprendizado do vocabulário e no combate a distúrbios como, por exemplo, a dislexia.

E, então, pronto para pegar caderno e o lápis e cair nos estudos?

 Fonte: Folha de S. Paulo.

 

%d blogueiros gostam disto: