A Quarta Quinta-feira de Novembro

Thanksgiving Day

Origens do Feriado

 

O dia de Thanksgiving é um dos feriados mais populares nos Estados Unidos, no Canadá e em algumas ilhas caribenhas. Nos Estados Unidos este dia é celebrado na quarta quinta-feira do mês de novembro enquanto, no Canadá, o feriado acontece na segunda segunda-feira de outubro.

As teorias sobre as origens deste costume são diversas. Parece haver documentos históricos que sugerem que a primeira celebração de Thanksgiving ocorreu nos EUA, na cidade de Plymouth (hoje Massachusetts), lá pelo final do século XVII. Aparentemente, o então Big Boss da vila reuniu os locais para celebrar a boa colheita de milho depois de um inverno rigoroso. Mas também há aqueles historiadores que afirmam que o costume de se celebrar uma boa colheita já existia bem antes, trazida da Inglaterra com os primeiros peregrinos no Mayflower.

Boas colheitas à parte, o fato é que o primeiro feriado, a nível nacional, foi decretado em 1789. O Presidente George Washington declarou o dia 26 de novembro de 1789 como “Day of Publick Thanksgivin” para reconhecer o papel da Providência ao criar os Estados Americanos e a nova Constituição Federal.

Enfim, não importa qual seja a versão sobre as origens do Thanksgiving, todas elas parecem convergir para o mesmo ponto: agradecer pelo que se passou e pelo que se tem.

A celebração foi ganhando força ao longo do tempo e espalhou-se. O dia passou a ser visto como um momento para reunir parentes e amigos e agradecer. Importante lembrar que o Thanksgiving, assim como o Ano Novo, é uma festa que está aberta a todas as crenças e religiões.

 

Thanksgiving no Brasil

 

No Brasil, nós celebramos o Thanksgiving no mesmo dia que os Norte Americanos e a data é chamada de Dia de Ações de Graças, mas não é feriado. O dia foi instituído pelo presidente Gaspar Dutra em 1949, porém a comemoração não é muito popular – e lamento que não o seja. É “cool” ter um momento para parar e pensar no que se passou e no que se tem. Todos temos o que agradecer, pode ser um emprego, um amor, uma conquista, um carro, uma oportunidade de estudar algo que gosta ou precisa, a comida na mesa ou até um par de chinelos velho. Mesmo os mais infelizes têm o que agradecer, pois, mesmo sendo infelizes, ainda têm suas vidas e, enquanto há vida …

 

E você? O que tem para agradecer neste dia?