UMA EDUCAÇÃO COM VALORES

 

 

 

 

 

Quando desejamos avaliar a qualidade de ensino no país, com frequência recorremos a números, como a média de notas em exames nacionais e internacionais ou o índice de aprovações de uma prova. Tais estatísticas servem para avaliarmos os resultados de uma população; porém, apenas números não são capazes de traduzir a qualidade do ensino. Uma educação de qualidade deve ser, sobretudo, humana.

Há décadas fala-se muito em humanizar a educação e diferentes idéias foram postas em prática sob esse nome. Acreditamos que o verdadeiro ensino humanizado é aquele que trata o aluno de forma integral e o educa segundo seu potencial. Todo indivíduo é repleto de possibilidades, muitas delas conflitantes. Por isso, precisamos de uma orientação para realizarmos aquelas possibilidades relacionadas ao bem, à verdade e ao que é louvável.

Normalmente chamamos uma atitude que julgamos louvável de virtuosa, isso porque as virtudes condensam e expressam aquilo que consideramos bom. A ideia de virtude é universal; virtudes são reconhecidas por praticamente todas as culturas e estão necessariamente relacionadas com a felicidade e o bem-estar do indivíduo. Mas por que falar sobre virtudes para uma criança? Porque, quanto mais cedo se cultiva uma virtude, mais duradoura ela será. Virtudes não são inatas e precisam ser praticadas com regularidade para serem construídas como traços de caráter. Elas só se mantêm presentes se colocadas em exercício constante, só adquirem estabilidade e durabilidade quando atualizadas com frequência.

A criança se desenvolve segundo as referências que adquire com a vida, por isso a importância de uma educação infantil voltada para atividades e exemplos positivos. Conhecendo o exemplo do que é bom e verdadeiro, a criança está prevenida contra situações de características negativas. Por exemplo, ao promover um ambiente escolar que valoriza o trabalho em equipe e a autossuficiência, preparamos as crianças para enfrentar e modificar seu oposto, um ambiente de desordem e egoísmo.

Uma criança que aprenda a desenvolver o autocontrole e a humildade, por exemplo, é capaz de reconhecer suas limitações e, por isso, ser solidária com as limitações dos outros. A educação com valores, portanto, predispõe o aluno a enfrentar os desafios da vida e buscar algo além da satisfação pessoal. Como consequência de suas ações, ele tornará melhor até mesmo o ambiente ao seu redor. O cultivo das virtudes leva o aluno a desenvolver uma vida de real significado.